sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Gênero Textual-Resenha

A Resenha é um gênero textual onde o autor expressa sua opinião baseado em um texto.Primeiro o autor explicita o texto escolhido e depois coloca sua opinião.



Além dos discursos

Nos cursos de licenciatura, o discurso da formação de um cidadão crítico e consciente é bastante comum, o mesmo se faz presente em debates da sala de aula,em apresentações de seminários,nos trabalhos de conclusão de curso,enfim o tema é mais do que pertinente.Ao educar,devemos entender que estamos inseridos em um contexto de desigualdades históricas,aonde o poder sempre esteve ligado as classes elevadas e essa situação se arrasta até os dias de hoje,enquanto futuros professores devemos lidar com essa realidade e propor em nossa sala um ensino que contemple a justiça social.

Nascemos biologicamente desiguais. Se a democracia pode constituir-se para nós um ideal,um programa para o desenvolvimento indefinido da própria sociedade humana é que a democracia resolve o problema dessa dilacerante desigualdade.Oferecendo a todos e a cada um oportunidades para defrontar o mundo e a sociedade e a luta pela vida,a democracia aplaina as desigualdades nativas e cria o saudável ambiente de emulação em que os ricos e pobres se sentem irmanados nas mesmas possibilidades de destino e de êxito.Esta,a justiça social por excelência da democracia.A educação,é portanto,não somente a base da democracia,mas a própria justiça social.(p.35)

Percebemos que educação e democracia estão intimamente ligadas, contudo não é isso que vemos. Há um equívoco, pois a sociedade em que estamos inseridos não dá a educação o seu lugar de direito. Para que sejamos de fato um país em que vigora a democracia, entre outras coisas devemos colocar a educação em primeiro plano,pois a mesma tem a função de formar o tão comentado e distante cidadão crítico que me referi no início deste ensaio.

Falamos em democracia:temos aspirações democráticas,sentimentos democráticos.Suspiramos pela democracia que é educação para todos,educação boa e bastante para todos,a mais difícil,repetimos,das educações:a educação:a educação que faz homens livres e virtuosos.E porque não a tivemos-Porque é força,insistir-jamis fizemos da educação o serviço fundamental da Republica.(p.36)

Partindo desse princípio,trago as indagações:A educação tem realmente cumprido seu papel.Temos de verdade uma democracia.Creio que ao analisar o sistema educacional,encontramos respostas para essas e tantas outras questões que possam surgir,quando tratamos sobre esse tema.Defendo que os educadores não sejam meros reprodutores de um discurso pronto que na verdade não é verdadeiro.Promover em nossa prática educacional um ensino baseado na democracia e seus atributos é necessário pois trará a essa criança a possibilidade de se tornar um adulto consciente do lugar onde vive,do seu país,das situações que o cercam e lhe dará a condição de ter o seu próprio posicionamento em relaçõ a elas.

Entendo que nada irá acontecer da noite para o dia e que muito ainda precisa ser mudado para que as concepções de educação apresentadas aqui deixem de ser”utopia” e se tornem realidade,contudo procurei abordar minhas prévias conclusos sobre a forma de se ver a educação.


Referências bibliográficas
FERNADES,Florestan.Anísio Teixeira e a luta pela Escola pública.In:ROCHA,João Augusto de Lima(org).2002(Anísio em Movimento.Brasília:Senado Ferderal

Nenhum comentário:

Postar um comentário