sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Gênero Textual-Fábula

Fábula é uma pequena narrativa em que se aproveita a ficção alegórica para sugerir uma verdade ou reflexão de ordem moral, com intervenção de pessoa, animais e até entidades inanimadas. (Modeiro Dicionário de Língua portuguessa-Michaelis)

Características das Fábulas:

A fábula trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.

Muitas vezes, no finalzinho das fábulas aparece uma frase destacada chamada de MORAL DA HISTÓRIA, com provérbio ou não; outras vezes essa moral está implícita.

Não há necessidade de descrever com muitos detalhes os personagens, pois o que representam nas fábulas (qualidades, defeitos) já é bastante conhecido.

Tempo indeterminado na história.

É breve, pois a história é só um exemplo para o ensinamento ou o conselho que o autor quer transmitir.

Conflito entre querer / poder.

O título não deve antecipar o assunto, pois não sobraria quase nada para contar.

A resolução do problema deve combinar com a sua intenção ao contar a fábula e com a moral da história.
CRÉDITOS: http://www.alessandrataelp.blogspot.com/
http://conexaoeducandoeaprendendo.blogspot.com/

A Girafa e a Bicharada

Era uma vez uma floresta onde a bicharada vivia em paz e harmonia e todos eram felizes,ou melhor dizendo quase todos eram felizes menos a pobre da girafa que sofria de tanto que era perseguida,os bibhos pegavam no pé da pobre só por causa da sua altura,toda vez que ela ia dar seu passeio matinal pela floresta escutava:-Fala altona,como vai aí em cima!!!!
-Oh!Cuidado pra não bater a cabeça na arvore!!!
E assim a girafa vivia triste e infeliz sendo a chacota de todo mundo.Um belo dia,houve um terrível incêndio na floresta,destrui quase tudo,foi uma correria pra se salvar eles precisariam se abrigar na parte mais alta da floresta onde só tinham árvores enormes mas nem toods os bichos conseguiam chegar ao alto das arvores,quando todos estavam desesperados eis que a girafa aparece e com voz de calma diz:Eu posso ajudar vocês!
E assim foi,a girafa foi colocando os animais em se longo pescoço e foi ajudando de um a um até que todos estivessem seguros.Depois que tudo estava resolvido,os animais não tiveram escolha e pediram desculpas aquela que foi a grande salvadora de todos eles e nunca mais a zoaram.

Moral da história:Nunca desdenhe de ninguém,pois um dia você pode precisar dele!!!


A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ8VEB1RiBECqSYlewj7HcCNT3u8QjpU1BvXhgOHzkLC5PxiYqqcpE8ue0BJZrH33TlW6RSeKnhMl0au5dCHI52lyglhIB4wFVCV0ydcoOuuoDYJqObhls8KVD4MRW4-K4jdHXWsUNhGsj/s400/girafa2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário