quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatório de Observação das aulas de português para a matéria de TAE LP II.

UERJ/FEBF

Relatório de Observação das aulas de português para a matéria de TAE LP II.

Professor: Ivanildo

Alunas: Priscila Rodrigues e Thayná Moreira

Nosso primeiro estágio foi em uma turma de 3º ano do Cap-UERJ- Instituto de Aplicação Roberto Silveira-,no turno da tarde, a professora da turma trabalha com a roda literária onde os alunos leem os livros escolhidos, na escola, em casa e trazem um resumo para contar pra turma, apesar de ser uma ideia diferente a roda não tem dado muito certo, os alunos leem os livros mas na hora de lerem seus resumos para a turma a roda fica desestimulante e cansativa. Os resumos são vistos pela professora.

O segundo estágio foi em uma turma do 5º ano, em um colégio particular, de Nova Iguaçu as aulas de português são todas baseadas no livro didático, após a matéria nova ser dada, a professora passa no quadro o exercício de fixação, nesse momento fica bem claro o famoso método do “cuspi e giz “ usado pelas professoras; No final da aula, os materiais são guardados e apenas fica em cima da carteira o livro extraclasse, que é lido pelos alunos, sendo dividido em pequenos trechos.A leitura fica cansativa e desistimulante.

Um comentário:

  1. O relatório poderia ser mais detalhado. Não é possível percebermos a dinâmica das aulas, os movimentos dos alunos, seus saberes, suas dúvidas, etc.

    ResponderExcluir